Segue um texto escrito pelo Prof. Gustavo Henrique (Química) disponibilizado por ele no site http://quimicacpj.wordpress.com sobre um mini-curso de Matemática Básica que será ministrado no CPJ aos sábados.

Como eu comentei com vocês durante a semana passada, eu e os professores André, Gustavo Busanelli e Arnaldo estávamos planejando aulas de Matemática básica durante os finais de semana. Essas aulas tem como objetivo diminuir a defasagem que existe em Matemática do Ensino Fundamental e trataremos de assuntos básicos, mas que percebemos que a maioria ainda não domina. Não existe ainda uma programação estabelecida, mas divulgarei o quanto antes o conteúdo das aulas. Mas falando por cima, trataremos de assuntos como: operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) com números decimais, operações com frações, conversão de unidades, razão e proporção, regra de três, entre outros.

De acordo com a pesquisa que realizei durante a semana a imensa maioria preferiu sábado de manhã como horário preferencial para essas aulas. Assim, definimos o horário delas para os sábados às 9 h da manhã, com duração de duas horas. As aulas começarão já no próximo sábado, 13 de abril.

Aos alunos que manifestaram o interesse por outros horários ou pelo domingo, nossas sinceras desculpas, mas a grande maioria realmente preferiu o sábado de manhã. Mas estamos à disposição de vocês caso desejem nos procurar para as dúvidas sobre o assunto. Quaisquer materiais que sejam utilizados durante as aulas (p. ex., listas de exercícios) eu mesmo farei questão de postar aqui, mesmo que seja de uma aula que eu não tenha dado.

Lembrando que a presença não é obrigatória. Ou seja, você não corre o risco de perder sua vaga no cursinho popular porque não foi às aulas de matemática básica. Mas é uma aula bastante importante, pois terá ferramentas básicas que tanto os professores de Matemática quanto os de Física e Química irão utilizar exaustivamente durante suas aulas. Quanto mais gente for nessas aulas, menos interrupções para voltar ao básico esses professores terão de fazer durante suas aulas e, portanto, melhor suas matérias fluirão. Afinal, grande parte das dificuldades que os alunos tem com Física e Química na verdade são mais relacionadas com a Matemática que com essas matérias em si.

Para os alunos que manifestaram interesse pelas aulas nos sábados de manhã, peço encarecidamente para que apareçam nas aulas. Não vale a pena você dizer que se interessa pelo sábado de manhã e não aparecer nunca (tanto que deixei a opção para você simplesmente não assinar a lista). Imagina você sendo um professor e ter a expectativa de ter uma turma bem grande (afinal foram muitos os que assinaram a lista) e de repente tem menos de meia dúzia de alunos lá. Além disso, estamos fazendo em um horário que prejudica uma parcela que, apesar de não ser maioria, é bem significativa de alunos que não podem ir no sábado de manhã mas que tem interesse por essas aulas. Imagina só: além de não ter gente no sábado de manhã ainda prejudicar quem poderia ir em outro horário! Seria terrível, né? Então estejam lá, vai ser ótimo!

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos, estamos à disposição de vocês.

Beijos, abraços e apertos de mão!